terça-feira, 17 de maio de 2011

Remake ou "Não remake" eis a questão

   Apesar de ainda não ter dado por terminada a votação que decorre neste espaço de reflexão musical, mas por ter em alta consideração os meus poucos mas bons "seguidores"/visitantes, vou dedicar o escrito de hoje aos remakes das músicas de ontem que passam a hits de hoje...na integra ou nem por isso. Escusado será dizer que os visitantes do Sonsdomeumundo têm votado de forma massiva (4 votos) na opção "Posts de música mais antiga". Respect!!!!!

   Mas passo a explicar a minha opinião. Nos dias de hoje existem dois tipos distintos de remake. O1º e mais tradicional é o de adaptação de toda a música e letra, dando-lhe um toque do próprio artista, com novas a atuais sonoridades sobretudo ao nível de instrumentos usados. O 2º tipo, mais à séc. XXI,  o qual creio não poder sequer designar de remake (digam de vossa justiça), surge como que um "aproveitamento" de sonoridades das músicas, ou de parte delas, adaptando-as a uma nova música que nada tem que ver com a original. O "beat" da música antiga funde-se assim numa nova canção dando vida à música antiga, permitindo o renascer de uma nova com o "empurrão" da antecessora.

   A rainha da pop, Madonna foi uma das 1ªs artistas a utilizar esta fórmula que até então se tem revelado de sucesso para os artistas que a usam. Deixo-vos com alguns exemplos (o da Madonna incluído) esperando receber algum feedback sobre este tema:

Abba: Gimme Gimme (a man after midnight)  vs                                  


  Madonna: Hung Up


 
Dirty Dancing: The time of my life  vs                  
















Black Eyed Peas: The time (Dirty Bit)

Kaoma: Chorando se foi    vs                        

Jennifer Lopez: On the Floor
             

3 comentários:

  1. Eu aprovo estes aproveitamentos de beats antigos aplicados ao som moderno. Até agora e pelos exemplos sugeridos pela CBM as músicas ficaram soberbas.

    ResponderEliminar
  2. Está aqui um post muito bom que dava para horas e horas de conversação...Algo que me passa na cabeça muitas vezes por ver que ainda há respeito pelo que de bom se faz a nível musical. Só não concordo com uma coisa...A técnica dos Samples (a de usar sons já existentes para criar um novo som), já existe há muito tempo e sempre foi muito usada pelos artistas de Hip-Hop (Principalmente os da Old School). Casos como "Ice Ice Baby" do Vanilla Ice que usa um sample dos Queen, ou do Puff Daddy que usa um Sample do "Every Breath You Take" dos Police na música de Homenagem ao Notorious B.I.G. "I'll Be Missing You". Contudo, pode-se dar mérito à Madonna por ter voltado a lembrar esta técnica, sendo inspiração para outros artistas. Eu gosto bastante tanto da Técnica dos Samples como dos Covers. Tanto que muitas das vezes gosto mais das novas versões do que das originais =). Muito bom post.

    ResponderEliminar
  3. Acabo de ler este teu comentário e não vejo nada de mal nele...nem motivos para desculpas!
    Parece-me bem, dás nomes aos "bois" e remetes para um estilo de música de que talvez gostes mais (apesar de me estar a referir no meu post à música pop), e pelo que percebi vamos ficar a saber mais um pouco sobre este tema no teu blogue et vero????
    Bj!!!!

    ResponderEliminar