segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boa música portuguesa

   Inspirada por esta entrevista do "Alta Definição" à cantora Rita Guerra, no passado sábado, venho hoje expressar-me sobre a boa música portuguesa que atualmente se faz em Portugal. Quando falo de boa música portuguesa excluo logo à partida a música popular (aka Pimba)...peço desculpa aos que não estão de acordo mas a música pimba, para mim, nunca será boa música pois tenho em crer que repetir 500.000 vezes os mesmos versos em 2 ou 3 minutos não é musica mas sim um apelo à estupidez (de quem ouve mas sobretudo de quem canta :-P).

   Para mim a boa música portuguesa atual passa por nomes como Deolinda, Rita Guerra, David Fonseca, Rita Red Shoes, Mariza, Ana Moura, Amor Electro, Klepht, The Gift, João Pedro Pais, Clã, Pedro Abrunhosa, Aurea, UHF e tantos outros que, apesar de nem sempre se exprimirem em português, elevam a música que é produzida em Portugal a um nível de qulidade que se pode igualar à musica produzida nos EUA ou em Inglaterra, e até mesmo superá-la.

   E estes artistas/cantores/compositores/produtores...., têm a meu ver mais mérito do que os artistas estrangeiros pois em Portugal é muito mais dificil vingar no mundo da música. O exemplo da Rita Guerra é berrante, senão vejamos, porque é que alguém que tenha um vozeirão como o dela não conseguiu vencer logo no mundo da música alguém me explica? A Romana canta melhor? Certamente que não!!!

   Será pela atitude? A maioria dos portugueses gosta mais dos que se fazem de coitadinhos e a Rita Guerra (não sendo arrogante) tem plena consciência da sua capacidade vocal...bem ao nível de uma Celine Dion e por isso demonstra-o, demonstra uma confiança que nem todos os artistas conseguem sendo por isso mal interpretada. Ora como a Rita Guerra há vários exemplos de cantores(as) que não se deram bem por serem rotulados de "arrogantes".

   Eu estou do lado deles obviamente, 1º porque não é por se estarem sempre a rir que são realmente mais ou menos simpáticos, 2º porque apesar de terem que ser simpáticos para com o público não é isso que os faz vender mais ou menos pelo que deveriam sempre a meu ver revelar a sua personalidade (True Colors always!!!), mostrarem quem são, e 3º porque só assim conseguem que aquelas pessoas que não têm lata nenhuma e não respeitam as suas esferas privadas (as figuras públicas também têm direito à sua esfera privada apesar desta ser menor) os "deixem da mão" em dias ou ocasiões em que se encontram menos bem, menos iluminados pela vida digamos assim :-P.

   Há que começar a perceber, e eu acho que devagarinho estamos a ir lá, que podemos gostar muito de um artista, mas não o conheçemos, nem ele a nós, de lado nenhum e como tal, temos que deixar de avaliá-los pela sua  simpatia e mais pelo seu talento.

   Bem sei que há sempre um fascínio pelas pessoas que aparecem na televisão, sobretudo se forem verdadeiros(as) deuses(as) gregos(as) mas se começassemos a idolatrar as pessoas pelas suas capacidades vocais seria muito melhor e sobretudo muito mais justo.  Bem sei que gostos não se discutem, sobretudo os musicais, mas se continuarmos a utilizar o mesmo critério de eleição para mim os concursos musicais podem deixar de existir em Portugal.



Deolinda: Não tenho mais Razões






Rita Guerra: Chegar a ti


1 comentário:

  1. muito bom este bocado de musica! é pena que nao tenhamos mais e melhores aparte a musica pimba na qual estamos sobervamente representados,este balsamo de musica é magnifico TONI.

    PS nao conheco a rita guerra !!!!

    ResponderEliminar