quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal "Desenrasca"

   O jogo de ontem da seleção nacional traduz o verdadeiro espírito tuga...do "desenrasca".  Eles até sabem jogar  bem o problema é que nem sempre querem e a prova disso foi a brilhante exibição de ontem em que, não fosse a preciosa ajuda do árbitro alemão, e a Bósnia tinha papado com os 5+1 sem oportunidade sequer de resposta. :-P.

   Lá diz o ditado que querer é poder e quando se quer só um bocadinho adia-se o objetivo final, quando se quer muito e se faz por isso o objetivo é alcançado. Contudo, em Portugal é sempre à última oportunidade, sempre no tudo ou nada! That's us!!!! No futebol e em tudo o resto. Quem é que nunca teve que esperar 20 min. (ou mais) por alguém que se atrasou para uma reunião, entrevista de trabalho, para a sessão de cinema...etc...)

   Há muitas músicas que transmitem precisamente esta forma de ser tão nossa. De António Variações (É p'ra Amanhã) aos Deolinda (Movimento Perpétuo Associativo) a escolha e infindável mas a crítica é a mesma, ainda assim mantemos, orgulhosamente, esta característica que vai passando de geração em geração imutável em substância. Nem sempre fomos assim, prova disso, e a contrastar com as músicas dos artistas já referidos,  temos o hino nacional  "A Portuguesa" que reflete os feitos de um povo que contribuiu tão somente para a descoberta de meio mundo.

   Não se pode mudar a mentalidade de uma nação através de posts em blogues de música mas pode-se sempre tentar!!! Assim a conclusão deste post é simples: Se esta forma de ser/estar lusitana serve de sátira à comunidade artística (da música ao teatro passando até pelas artes) não deviamos tentar mudar e ser como já fomos outrora????

António Variações - É p'ra Amanhã

 
Deolinda - Movimento Perpétuo Associativo

Hino Nacional - A Portuguesa

2 comentários:

  1. Isso é um sonho que eu alimento há muito tempo. Ver um povo orgulhoso da sua bandeira, do seu hino, do seu país sem ser necessário o CR7 e companhia darem uma "cabazada" à moda antiga a uma selecção que embora dificil não tem grande nome no panorama do futebol mundial.

    Contudo cheira-me que coloques tu, eu ou 10 Milhões de pessoas posts sobre isso, tão depressa este facto não vai mudar...Enfim...Eu tenho orgulho em ser português mesmo quando a selecção perde!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Este texto explica o que é ser-se português. É a moda do desenrasca, do p´ra que é que te cansas hoje se o podes fazer amanhã, etc. E assim está o nosso país com as políticas do "quem estiver cá amanhã que apanhe os foguetes que nós aproveitámos". Enfim...

    ResponderEliminar