quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Diva das Divas

   Quando penso na palavra Diva vêm-me ao pensamento, automática e instintivamente, nomes como Celine Dion, Shania Twain, Mariah Carey, Tina Turner, Barbra Streisand, entre outras.  Mas vou falar particularmente daquela que considero a Diva das divas, daquela cuja voz mais me apaixona e daquela cujo repertório mais se enquadra nos meus gostos pessoais. Este post é por isso dedicado a Celine Dion.

   A Canadiana estreou-se na cena musical nos anos 80, altura em que ganhou o Festival Eurovisão (1988 para ser mais precisa com o tema "Ne partez pas sans moi"...música que não se revelou lá grande sucesso. Neste ano Portugal concorreu pela voz de Dora com o tema "Voltarei") e em que passou a ser bastante conhecida no Canadá e apenas em registos de "francófonos".

   Desde então a cantora foi-se "catapultando" para o estrelato com atuações já em inglês (lingua que não dominava e aprendeu em meia dúzia de meses) e portanto fora da sua "zona de conforto".  Não vou falar dos albuns, um a um, ou de números de vendas...vou sim falar das músicas pois foram estas que celebrizaram a cantora canadiana.

   Uma das minhas músicas preferidas, curiosamente lançada ainda no inicio de carreira de Celine Dion, é o tema "Beauty and the Beast: If you asked me to!"! O facto de se tratar de um tema "Disney" por assim dizer pode ajudar um bocadinho mas a música é de facto excelente.


   Este tema integrou o segundo albúm de Celine Dion tal não foi o sucesso que conseguiu alcançar. A partir daqui os grandes êxitos conhecidos da cantora andaram sempre a "roçar" o romântico e o sentimentalista (lamechas para alguns) muito por "culpa" da própria Celine pela expressividade e emoção que transmite e pelo empenho que coloca em cada tema.

   "Because you Loved me",  "My Heart Will go On" (esta última faz parte do albúm Let's Talk About Love...para os interessados), são apenas dois exemplos disso mesmo. Ambos grandes sucessos, ambos número 1 da Billboard, ambos galardoados, ambos contributivos para divulgar Celine Dion no mundo da música, mas o mérito, esse é obviamente da artista.

   O grande sucesso alcançado pela cantora canadiana permitiu-lhe voltar à lingua de origem, o francês, decorria o ano de 1996. Com um "savoir faire" que não é para quem quer é mesmo só para quem pode, Celine destaca-se atualmente como "a 5ª artista a solo melhor sucedida da história a música", confortavelmente diria eu.

   O século XXI não trouxe graaaaandes êxitos à artista e alguns motivos pessoais levaram-na a fazer uma pausa na sua carreira. 2002 foi o ano do regresso à música mas sobretudo ao mundo do espetáculo propriamente dito, o qual (uma espécie de tournée/concerto fixo) decorre ainda hoje em Las Vegas (obviamente já reformulado e restruturado por inúmeras vezes).

   Não poderia terminar o post sem colocar um video da música mais premiada na carreira de Celine Dion:
Querem saber qual é? Vejam!!!!



 

4 comentários:

  1. parabens, gosto muito dos teus artigos vê se que tens veia jornalistica.

    ResponderEliminar
  2. "Certain as the sun
    Rising in the East,
    Tale as old as time,
    Song as old as rhyme,
    Beauty and the Beast...

    Tale as old as time,
    Song as old as rhyme,
    Beauty and the Beast..."

    Ai, como eu gosto disto :) (E a do Titanic também me deixa fora de mim... E mais umas quantas, já agora :P)

    *

    ResponderEliminar
  3. Ok, a Celine a cantar o "My Heart Will Go On" é arrepiante...mas o José Cid a cantar "Como o macaco gosta de banana...isso sim...=P
    Sinceramente, não é uma artista que eu aprecie muito, mas com este post acho que dá vontade de conhecer um pouco mais =) Keep up the Good Work...Já agora...já largavas as músicas da Disney não???? =)

    ResponderEliminar