quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FADO a Património Mundial

   No início da próxima semana será conhecido o veredito da UNESCO sobre a candidatura portuguesa do FADO a património Imaterial da Humanidade e faço figas, apesar da diretora geral da organização já ter feito saber que existe um número excessivo de candidaturas, para que esta nossa "música popular urbana" consiga tal reconhecimento.

    Portugal concorre apenas com uma candidatura nesta categoria e conta com 48 oponentes ainda que tenha a vantagem de ser uma das 7 recomendadas pelo comité de peritos da UNESCO. Algum alento para a delegaçao portuguesa, composta pelo presidente da Comissão nacional da UNESCO, embaixador Fernando Andresen Guimarães, o presidente da Comissão Científica da candidatura, Rui Vieira Nery, a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, que chegam amanhã a Bali (Indonésia) para conhecer o veredito final. 

   Não tenho dúvida alguma de que o FADO merece ser Património Mundial e não digo isto por ser Portuguesa ou por gostar de fado ainda que estes possam ser fatores preponderantes na minha escolha. Contudo não é a minha escolha que conta mas sim a dos representantes da UNESCO.
 
   Apesar da grande maioria dos fados transmitir uma espécie de angústia existencial, uma saudade maior que a própria vida, uma procura por algo inalcansável, a verdade é que há fados que o transmitem de uma forma alegre e não tão "pesada" ainda que, na minha opinião, o que tão bem caracteriza um fado tipíco português é precisamente esse "pesar".

   Não querendo tirar o mérito da fadista Mariza, deixo-vos com uma das minhas fadistas da atualidade preferidas:

Ana Moura - Fado da Procura

2 comentários:

  1. Sou um grande apreciador de fado (quando cantado por quem sabe realmente) e fico feliz com esta possibilidade de vir a ser Património da Humanidade, contudo não me incomodaria muito pois mesmo que não seja do mundo, é uma coisa nossa. É um orgulho ter este género musical como nosso, e a verdade é que começa a ter um grande impacto, mesmo no estrangeiro.

    A "nova vaga" com fadistas como Mariza, Carminho ou Ana Moura (como referiste e bem) vão abrindo caminho para se ouvir mais fado em Portugal (como já se ouviu em outros tempos).

    Pessoalmente, sempre gostei muito dos fados escritos (e algumas vezes também cantados) pelo Jorge Fernando e coincidência ou talvez não a fadista Ana Moura (tal como para ti, também é uma das minhas favoritas) canta muitos fados escritos por ele, tendo inclusive um dueto com Jorge Fernando que eu adoro.

    É nisto que Portugal tem que apostar, no que temos de bom e não pensar só em crise, Troikas e afins. Muitos parabéns por ajudares a pensar noutras coisas =)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui um apontamento para o excelente trabalho que a SIC está a fazer durante esta semana no Primeiro Jornal ao divulgar a candidatura do fado a património da humanidade. Ontem esteve em estúdio Carlos do Carmo que é um dos embaixadores da iniciativa e que cantou à capela, coisa que não costuma fazer, segundo ele.
    Hoje foi a fadista Carminho que em pleno estúdio do telejornal cantou um fadinho ao vivo e com guitarristas e tudo.
    Não sendo um apreciador do fado, a verdade é que nestes dois dias fiquei colado ao ecrã naqueles momentos.

    ResponderEliminar