sexta-feira, 8 de julho de 2011

Billions for "The Gift"

   Foi com grande surpresa que, ao consultar as notícias desta manhã, fiquei a saber que a banda portuguesa "The Gift" assinou contrato com a agência musical norte-americana Billions! Não fiquei surpreendida por descredibilizar o trabalho do grupo mas sim porque tal representa um gigantesco passo na sua carreira musical.

   Numa troca de amigáveis "galhardetes"...é possível confirmar a notícia em ambas as páginas oficiais através das seguintes frases: "Billions Welcomes the Gift" (pág. oficial da agência) e "The Gift welcomes Billions" (curiosamente....na pág. oficial do facebook da banda e não no site oficial).

   Ora isto é obviamente uma notícia ótima e um motivo de orgulho muito grande mas deixa-me ao mesmo tempo com um sentimento de angústia enorme perante a possibilidade de não voltar a ver atuar a banda por terras lusas (ou pelo menos com tanta frequência com que gostaria).

   O verão de deste ano está ainda garantido ao zé povinho! Fui ao site da banda e constatei que pelo menos até meados de Setembro cantam e encantam em Portugal. Depois, só o tempo o dirá mas aposto, e é natural que assim seja, que invistam em concertos nos novos mercados que esta agência internacional lhes poderá proporcionar (os EUA claro (parecendo que não ainda são 50 estados :-P), Canadá, América Latina e Austrália).

   Boa sorte aos The Gift mas eles que não se esqueçam dos tugas! :-P. 


The Gift - Question of love
The Gift - RGB

2 comentários:

  1. O reconhecimento da música portuguesa no estrangeiro é sempre boa notícia:D

    ResponderEliminar
  2. É claro que é de ficar feliz por haver música portuguesa a ter sucesso no estrangeiro. Contudo deixa, para mim, um sabor agridoce. Se é verdade que é muito bom que reconheçam no estrangeiro a qualidade da música portuguesa, a verdade é que de certeza que o que atraiu a Billions não foram concerteza as (poucas mas boas) músicas na língua de Camões que o grupo tem no reportório.

    Desde sempre que o que tem sucesso pelo mundo fora, são as músicas cantadas em inglês, tornada língua universal...Artistas com talento como Expensive Soul, Tiago Bettencourt ou até Rui Veloso e Xutos&Pontapés (gosto pessoal), nunca tiveram, nem poderão vir a ter tal sucesso no estrangeiro, visto que ninguém os entende =P

    Contudo fico feliz, porque ainda existem uns artistas que cantam em português e que conseguem sucesso no estrangeiro...os fadistas como Ana Moura que fez furor num festival de Jazz no Canadá ao lado do saxofonista dos Rolling Stones.

    Contudo é de louvar o percurso desta banda de Alcobaça, que em 17 anos de existência (embora só sejam conhecidos há 13) conseguiram quebrar barreiras e fazer um nome forte na música portuguesa, e agora também no estrangeiro =)

    E agora até apetece dizer: Toma lá Moody's!!! Chama lá isto de lixo =P
    JF

    ResponderEliminar