segunda-feira, 27 de junho de 2011

Baleia encalhada no Caniçal

    No passado fim-de-semana um cachalote com cerca de 12 metros andou à deriva durante horas agindo, segundo testemunhas oculares, de uma forma estranha junto à costa da pequena vila do Caniçal (Madeira) onde acabou por encalhar e falecer. (ver foto)

Cachalote com cerca de 12 metros

   A vila piscatória, que não estranha a passagem destes animais pelas suas àguas não fossem os seus antepassados experientes caçadores de baleias (um dos pontos turísticos do Caniçal é precisamente o Museu da Baleia uma vez que há uns anos a caça à baleia era uma das principais fontes de sustento da vila), ficou contudo surpreendida com a atitude do animal. Não foi ainda avançada nenhuma suposição para o sucedido.

   Quando recebi, via telemóvel, a fotografia da baleia encalhada na praia veio-me de forma automática ao pensamento a música "As Baleias" de Roberto Carlos que retrata, de uma forma violenta, a caça à baleia tão popular há uns anos atrás (anos 70, 80). Felizmente que hoje em dia já não é assim e a baleia, em muitos países, já não é vista como alimento!

 Este acontecimento deixou-me contudo a pensar o que terá feito este cachalote, bem como tantos outros que volta e meia surgem nas notícias por "encalharem" nas praias, como que "suicidar-se"? Serão as alterações climatéricas que levam a estes fenómenos? Será que os sitios onde estes animais vão encalhar´são so sitios onde nasceram? Pertilhem os vossos pensamentos!
Fica a música do Roberto para ajudar na vossa reflexão...

As Baleias - Roberto Carlos



14 comentários:

  1. Não é bonito. Sobretudo por ter acabado mal. :(

    E quanto à música... Roberto Carlos não é bem, bem o meu campeonato... Só que há uma história ligada a duas pessoas importantes na minha vida que envolve precisamente "Asss Baleiassss"... Só que, contrariamente ao assunto do teu post, essa história é muito, mas MUITO engraçada.

    Assim sendo, agora deixaste-me numa espécie de nó sentimental! :P

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Et vero não é nada bonito!Faz-me sentir mal, triste...mas gostava mesmo de conseguir perceber porque é que estas coisas acontecem.
    P.S.: Fiquei curiosa com essa tua história...posso saber????
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. sofiavieira.1999@gmail.com11 de outubro de 2011 às 17:00

    ola sou a sofia nao e bem esta historia que esta escrita vou vos contar. o meu tio e o meu pai estavam a trabalhar na construçao civil entretanto o meu tio disse:
    - aquilo e uma baleia!
    -nao e nada -disse o meu pai
    foram la de mota de agua e foram ao pe dela. e viram que estava com a cabeça com sangue
    - ela deve ter batido nas coisas que rodam debaixo do barco.
    quando eu soube que o meu pai tinha ido ao pe da baleia disse se ela nao podia-lhes ingolir, e ele disse que nao porque se nos lhe fizese mos alguma coisa e que a baleia comia. bem continuando...
    depois o meu pai consultou o livro de paginas amarelas para saber se os jornalistas queriam filma-la. eles vieram. mas o problema e que elas nao queriam ir para o mar se nao sujavam o equipamento. mas como veem eles filmaram de longe.depois a baleia parou o pe da rocha e acabou por falecer. os jornalistas ainda perguntaram se o meu pai queria aparecer na televisao mas ele disse que nao queria pois assim os outros que estavam a trabalhar diziam:
    - ele foi passear e nos estamos aqui a trabalhar!
    e disse assim ao meu pai:se o pai aparecese iamos ser famosos porque foi uma descoberta inesquecivel!
    -e melhor ter bom coraçao do que ser famoso-disse o meu pai.
    nesta hora a baleia ja esta nas desertas para os insectos lhe comerem para depois quando ela ficar em esquelento ir para o museu da baleia. neste momento so ta os dentes...
    e por favor podem escrever no museu da baleia que nelio moreira e miguel viveiros encontrou a baleia? sabem eles tambem merecem uma recompensa!
    isto e a verdadeira historia.
    algumas pessoas podem nao acreditar que foi verdadeira o que acabei de contar mas e verdade.
    se nos querem conectar vao ao facebook e veem a foto do meu pai miguel viveiros.
    e sabem quue mais tambem nao acreditei quando o meu pai contou que a baleia foi encontrata por ele e meu tio mas depois ele monstrou o video que filmou e acreditei. nem posso acreditar o meu pai e meu tio e uns herois!!!

    ResponderEliminar
  4. foi o meu pai que descobriu a baleia enquanto estava a trabalhar

    ResponderEliminar
  5. Olá Sofia!
    Obrigada por ter partilhado o que parece ser a verdadeira história sobre a baleia. È realmente muito diferente do que vinha no Diário da Madeira.!

    ResponderEliminar
  6. nao tem de agradecer o prazer e todo meu. como o meu pai disse que nao queria aparecer entao tambem nao lhe poseram no jornal. senao era um descobridor. mas nao parece e mesmo real. se o senhor conhecer os jornalistas pode perguntar. pensava que era daquelas baleias cinzentas mas quando vi estas fotos aqui vi que era um cachalote. tambem antes pensava que as desertas era uma floresta com aranhas cobras mas o meu pai explicou-me que era tudo de rocha e viviam la senhores que vigiavo-na. eles levam semana a semana comida para eles comerem. ninguem pode ir pescar la porque assim nao vai haver peixe nenhum em machico,funchal...
    e alias o senhor e jornalista?
    se e vou perguntar este comentario esta no diario? e que eu queria que o meu pai visse o que escrevi mas ele ve mais o diario da bola.
    mas se esta la voun lhe dizer para ele ler.
    sabem os meus pais estao divorciados vivo com a minha avo e so lhe vejo no domingo. mas nestas semanas vou ficar na casa dele. vou vos. desculpei nao da mas se querem ver a foto dele poem no facebook miguel viveiros e veram uma foto dele ao pe de uma piscina com jardim e com dia de sol. neste momento esta com cabelo. aquela foto ja foi posta a mais de um ano . mas se eu tiver mais decobertas, que acho que nao vai ter vouvos enviar um comentario. obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Sofia, podias começar a colocar aqui mais estórias do teu pai...parecem ser muito interessantes...ele não encontrou mais nada??? Um tesouro era porreiro...já agora onde são as desertas e quem são esses senhores que as vigiam??? Aposto que o sr. CBM também gostava de saber...=)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. por agora nao tenho descobertas nem historias do meu pai mas se souber aviso.nos aqui na madeira, vemos as desertas de longe por exemplo:
    eu estou na praia de machico, e olho para a frente do mar e vejo-a de longe. as desertas e uma ilha sozinha. esses senhores sao vigias. se alguem vier para as desertas para pescarem eles mandam simbora. e o que eles fazem. e tambem cuidam dos peixes deitam comida no mar. mas nao pense que aquilo e uma cidade aquilo so tem 3 casas para 3 vigiantes. eles nao fazem nada so veem se alguem vem, se os peixes tao bem e quando a baleia estiver com esqueleto para ir ao museu. eles so teem 3h de descanso acho eu. mas porque nao pesquisares as desertas da madeira??????????? ficas a saber mais tem fotos.

    ResponderEliminar
  9. mas eu ja percebi tu queres que eu escreve para o teu site fique famoso mas eu so digo este site nao presta!

    ResponderEliminar
  10. Sofia, antes de mais isto nao é um site é um blogue...procura as diferencas na net ja que és tao esperta. Em segundo lugar eu nao sou um sr. podes ir ver em perfil. Por ultimo nao fui eu k pedi para escreveres aqui tu comentaste e eu aceitei pois é para isso que servem os blogues. Nao sei qual é a tua nocao de fama mas nao é por comentares o blogue que o vais tornar mais ou menos famoso sobretudo com os erros ortográficos que das. Ja andas na escola? Nao te esquecas de que é sempre mais fácil criticar do que fazer pois se assim nao fosse tinhas o teu proprio blogue e perdias menos tempo a ver e criticar o meu.

    ResponderEliminar
  11. Ups! Sorry CBM, fui eu o "causador" desta confusão...
    Sofia, tu é que começaste a comentar aqui, e eu que sou um leitor assíduo (não sei se percebes o significado da palavra) deste blog achei piada ao que escreveste muito por culpa dos erros e má orientação gramatical.
    Não tens que criticar o blog porque foste tu que vieste aqui da primeira vez.
    Quando não se gosta de algo, não olhamos, não fazemos ou não comemos...
    Como tal, se não gostas do blog, não sei porque comentaste tanto...
    Quanto ao blog, é bom e recomenda-se a quem gostar de música, e não só =)
    Bjs CBM.

    ResponderEliminar
  12. és um estupido e sim eu ando na escola e eu foi ao google ás imagens da deserta e apareceu eu as 3 casas e os 3 homens. se eu sou estupida como é que eu sei o que é as desertas e tu nao e o joao fragata é um nome esquisito é dos chineses

    ResponderEliminar
  13. Desculpa João não resisti....! Foi contudo o último comment (deste tipo) que divulgo sobre este post. E publiquei este para que tivesses conhecimento. Cada um é livre de se expressar mas há limites... e eu cheguei aos meus!
    Sofia tem calma, acredito que tenhas vindo acidentalmente a este blogue quando procuravas as notícias sobre o teu pai e a estória da baleia mas nunca foi dito nada aqui de mal, eu apenas contei a versão dos jornalistas aí da Madeira pois foi o que li.
    Segue a tua vida e não te chateies mais com isto até porque como tu já disseste tu não gostas do blogue e não és obrigada a vir cá espreitar mas agradeço-te por continuares a fazê-lo.

    Beijos Joãozito ;-).!

    ResponderEliminar