quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

É proíbido fumar (em Portugal)!

   Foi recentemente anunciada a intenção do governo de rever a atual lei do Tabaco (a vigorar em Portugal  desde 31 de Dezembro de 2007) com o objetivo de a tornar mais rígida, nomeadamente no que aos espaços públicos diz respeito. O burburinho já se faz sentir, quer através do feedback recolhido pelos meios de comunicação social, quer pelas redes sociais.

   As opiniões são maioritariamente contra as novas restrições que, a avançar, proibirão e penalizarão o fumo nos espaços envolventes aos sítios onde é já proíbido fumar (estão a imaginar aquelas pessoas aglomeradas a fumar à porta dos restaurantes e espaços comerciais, etc...é nesses sítios onde será também proíbido).

   O governo justifica-se afirmando que esta é mais uma tentativa de reduzir do nº de fumadores em Portugal (desde que está a vigorar a atual lei a percentagem de fumadores reduziu 5%...resta saber se graças à lei ou à crise...) mas o povo fala em fundamentalismo. Há ainda o ponto de vista da CTP (Confederação do Turismo Português), que a meu ver é o mais rídiculo....no qual é manifestada preocupação com a redução do nº de turistas no país!!! Hello, os turistas não deixarão de vir a Portugal por causa desta alteração da lei anti-tabágica até porque temos o exemplo de outros países que já a aplicaram e tal não se refletiu no turismo. Haja paciência para estes jogos de interesses.

   Eu não fumo, sou completamente a favor da lei atualmente em vigor (não tenho que levar com o fumo dos outros em espaços fechados) mas sinceramente acho esta revisão exagerada e até discriminatória. Na rua, independentemente de ser à porta dos estabelecimentos ou não, as pessoas devem poder fazer o que quiserem (desde que não estejam a desrespeitar ninguém)!

   Uma coisa é o mau aspeto que dá as pessoas estarem todas à volta dos cinzeiros à porta de um qualquer estabelecimento (mas isso vai do bom senso de cada um, podem sempre ir para um cinzeiro mais afastado, fumar antes de chegar ao local, etc...), outra coisa é proíbir as pessoas de fazê-lo e ponto final!!!!  Os fumadores têm sempre a opção de não fumar e se o fazem é porque querem/gostam, logo, e porque não caberá ainda, a meu ver, ao governo decidir os vícios de cada um, não é a marginalizar quem fuma que os hábitos de cada um irão ser modificados.

   Os fumadores também têm o direito de fumar e desde que isso não prejudique ninguém não vejo o porquê desta futura proíbição!!!!

Rita Lee - È proíbido Fumar

2 comentários:

  1. Também acho estúpido quererem proibir as pessoas de fumarem à entrada dos estabelecimentos...Embora não fume, acho que é a mesma coisa de proibirem fumar enquanto andam na rua...

    Até compreendo que naqueles cafés de "bairro" estar à porta ou dentro é quase o mesmo, mas aí são os responsáveis do café e os incomodados que têm que se pronunciar...Acho bem a proibição de fumar em locais como restaurantes e afins, mas também não vamos ser radicais...

    Bj

    P.S. - Quanto à música, gosto mais do original do Roberto Carlos =P

    ResponderEliminar
  2. Percebo o que queres dizer quando afirmas que os incomodados têm que se manifestar mas sabes bem que se não houver uma "proteção" por lei, o mais que acontece é o incomodado levar nos c***** né??? Com lei, chama-se a polícia!

    Knt à música...prefiro obviamente esta versão da excêntrica Rita Lee ao original!

    ResponderEliminar