segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Costa Concordia vs Titanic

   A passada sexta-feira dia 13 foi efetivamente de azar para quem seguia a bordo do cruzeiro italiano "Costa Concordia" que encalhou numa rocha, após ter embatido na mesma, e que acabou por naufragar ali mesmo a escassos metros da costa ocidental Italiana. 

   Devido ao reduzido nº de vitimas mortais este incidente não servirá (felizmente) de matéria cinematográfica como aconteceu com "Titanic" mas se fosse pela mística que envolve o acontecimento a estória seria outra, senão vejamos... a par do dia em que ocorreu, que como se sabe é considerado por muitos como um dia de azar, também o ano assinala uma data histórica, nem mais nem menos do que o 100º aniversário do naufrágio do "Titanic" no oceano Atlântico (15 de Abril de 1912) e como se não bastasse o acontecimento ocorreu de uma forma muito idêntica.

   Não fosse o respeito por quem ia a bordo (subentenda-se passageiros e alguma tripulação) e o filme a realizar que eu consideraria ideal seria mesmo uma comédia pois como se costuma dizer.."Fool me once, shame on you, fool me twice, shame on me!!!! O comandante não é o mesmo do Titanic é certo mas o que as tragédias decorrentes de erro humano (que foi o caso do Titanic) têm de positivo é o facto de se poder aprender com esses erros (pelo menos na história da aviação assim é) e tentar evitá-los. Neste caso em particular, em que há um livro e um filme que dão conta de uma tragédia verídica, teria que haver ainda maior preocupação por parte do comandante em não subestimar o fundo do oceano e a não facilitar em situação alguma!!! Vi o "Titanic" pelo menos seis vezes e lembro-me de ter pensado que seria impossível algo do género voltar a acontecer. Enganei-me!!!!

As consequências deste naufrágio estão à vista. Seis pessoas (até agora)  estão mortas. Cinco delas eram passageiros que julgavam estar a ter um dos melhores períodos de férias das suas vidas! Há crianças horrorizadas e os próprios adultos estão em choque. Julgo que muitos dos que iam a bordo terão mesmo desejado nunca ter visto o filme do "Titanic"... contudo felizmente não houve uma repetição da história e a maioria dos passageiros encontra-se bem. Resta agora acompanhar as operações de salvamento daqueles que se encontram ainda desaparecidos e ter esperança de que a proximidade da costa (que não permite ao navio ser engolido pelo oceano) e a temperatura das àguas do Mediterrâneo são "prós" suficientes para haver ainda algumas notícias positivas.

   O comandante, esse, teve também um destíno diferente do comandante do Titanic (até porque ao contrário do que aconteceu há 100 anos atrás, este comandante...bem como as patentes mais altas da tripulação, sairam assim que lhes foi possível....qual romantismo!!!!) mas, segundo as notícias, não tenho a certeza de que tenha sido o melhor para ele . Ao que tudo indica para onde Francesco Schettino vai terá muito tempo para ver o filme e ler o livro do "Titanic" as vezes que desejar...

Celine Dion - "My Heart Will Go On"

6 comentários:

  1. Continuo a achar este acidente uma parvoíce! Não percebo como estas coisas acontecem. Será que as pessoas não pensam nas consequências dos seus actos?

    ResponderEliminar
  2. E quase que aposto que alguém neste cruzeiro, em alguma parte do dia fez a célebre cena "I'm the king of the world"...E ainda agora deve estar a dizer..."a culpa foi minha, a culpa foi minha" =P

    Beijinhos.

    P.S. - Pelo menos 6 vezes???? 6 vezes??? Sabes que isso são 1164 minutos??? Isso são 19,4 horas...Para veres um Leonardo di Caprio novito a cuspir??? =P

    ResponderEliminar
  3. Eu então ainda nem acredito que aconteceu. Se se confirmarem as teorias que têm vindo a público de o comandante ter-se aproximado da costa para homenagear o chefe dos empregados de mesa e ter abandonado o navio antes de todos é de uma gravidade extrema.

    ResponderEliminar
  4. E agora fiquei com vontade de ver outra vez....! Pergunta lá à prima se ela empresta o dvd????
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. A diferença entre os dois naufrágios é:
    *O Titanic naufragou no meio do oceano atlântico.
    *No Titanic houve muito mais mortos
    *O Titanic se partiu ao meio e depois as duas partes desceram para o fundo do oceano, o Concordia só virou de lado, mas não se partiu.

    Sou fã assumida do Titanic.

    ResponderEliminar
  6. no titanic morreram 1523 pessoas ou mais , as chamines cairam em cima das pessoas , não tinha botes salvavidas para todos,a agua era congelada, e o navio ia afundar e não ficar de lado

    ResponderEliminar