terça-feira, 3 de julho de 2012

Do fundo do meu ser....

    Pode até ser uma frase feita mas a realidade é que quanto mais conheço pessoas mais gosto de animais! Todos os dias sou surpreendida com ações dignas de um qualquer vilão de Hollywood e não sei porquê mas continuo a ficar  incrédula perante certos espetáculos que me apresentam o lado pior do ser humano na vida real.

     Seja com quem fala mal de um outro a quem  há minutos atrás acabara de dar umas palmadinhas nas costas e chamado de amigo, seja com quem esteja disposto a provocar acidentes nas estradas apenas para provar a superioridade do seu carro, seja com os que fingem interessar-se com os problemas dos outros apenas para regozijo próprio uma vez que na verdade estão-se pouco marimbando para os ditos problemas, seja com quem, apesar dos inúmeros alertas sobre a degradação do meio ambiente, continua a fazer da via pública um caixote do lixo, a realidade é que assisto constantemente a situações destas que me parecem surreais e as quais me deixam nauseada mas das quais ninguém parece querer saber.

    Não, não está a escrever a madre Teresa de Calcutá mas a verdade é que eu seria incapaz de ter certas atitudes, como as que vejo todos os dias, mesmo com desconhecidos. Mas na realidade, ao contrário do que nos diz o senso comum, a verdade é que em Portugal  "o crime compensa" pelo que, "se não podes vencê-los junta-te a eles". Neste país ninguém é penalizado por nada e funciona tudo ao contrário do que era suposto - quem dá graxa safa-se sempre muito melhor do que quem não dá;  Quem sorri mais, ainda que o sorriso seja do mais cínico que possa haver, cai sempre nas boas graças de todos;  Quem se queixa de tudo e de todos, é sempre mais coitadinho pois carrega este mundo e o outro às costas e quem não se queixa tem (supostamente) uma excelente vida e por isso, está bem, é forte e não precisa de nada; Quem rouba e infringe a lei nunca sofre as consequências mesmo que isso seja noticiado em todos os meios de comunicação social nacionais. A verdade é que podemos até viver numa sociedade dita civilizada (que o é cada vez mais apenas de nome) mas quando chega a hora da verdade estamos cada um por si neste mundo e de nada nos serve vivermos rodeados de milhares de pessoas.

    Hoje, ninguém tem tempo para, em vida, estar com a família e/ou amigos, mas quando eles morrem todos fazem questão de estar no velório e no funeral (como se isso valesse de muito); Ninguém tem tempo para reciclar mas se for para discutir com o vizinho por causa de um lugar de estacionamento ou para estar à porta a falar mal de outro vizinho há todo o tempo do mundo...etc...!


    Assisto constantemente a situações que me fazem perder a fé no ser humano e chego mesmo ao ponto de duvidar quando alguém pratica o bem pelo bem. É triste mas é verdade porque há cada vez menos pessoas que tenham uma boa atitude caso isso não lhes traga nada em troca. Há quem me diga que é da crise mas eu não acho que seja, estou convicta de que esta forma de ser é visceral e liberta-se com mais facilidade atualmente porque a sociedade dita civilizada, ao invés de nos aproximar, centra-nos mais em nós próprios e no que nós não temos e podemos vir a ter independentemente do que seja necessário para alcançá-lo.


Ainda é cedo para o Natal mas como é altura em que
as pessoas se tornam "boas" vale a pena lembrar!!!
Quem melhor do que o Boss AC:

Sem comentários:

Enviar um comentário