segunda-feira, 4 de junho de 2012

RIR2012 - Bryan Adams & Vanessa Silva

   Terminou ontem mais uma edição do Rock in Rio Lisboa (RIR) e o balanço que se pode fazer é, uma vez mais, de um evento extremamente bem organizado e bem sucedido. Ainda que continue a falhar aqui e ali, as novas atrações (ex.: Rock Street) trouxeram de facto uma lufada de ar fresco ao  "bafiento" ar  das inúmeras repetições dos artistas cabeça de cartaz que ainda assim arrastaram mais de 200 mil pessoas ao festival.

   A ter que destacar um ponto menos feliz do festival destacaria a deficiente gestão das entradas que este ano provocou filas desnecessárias e que se teriam resolvido facilmente com informação colocada nas entradas do parque. Como ponto alto destaco, desta 5ª edição do RIR, o momento em que Bryan Adams escolheu, de entre milhares de pessoas, uma pessoa do público para cantar uma música com ele (When you'r Gone). 

   Numa atitude de grande confiança, que normalmente só é tomada por grandes artistas que não têm medo do que possa vir a acontecer (chamar alguém do público pode correr muito mal devido ao estado de histeria em que as fãs por vezes ficam) Bryan Adams fez uma escolha que me pareceu aleatória e pediu ajuda ao público (à intensidade dos seus gritos e aplausos) para fazer uma votação final da qual resultou a subida ao palco de Vanessa Silva (ou "the girl with the black t-shirt"). Mas quem é Vanessa Silva? Para além de ser uma grandeeee sortuda, é uma cantora e atriz portuguesa (ex-concorrente do programa da TVI "Academia de Estrelas"/ Protagonista do musical Fame, entre outras coisas...) portanto uma cara já conhecida do público português.

   Quem lá estava e reconheceu a cantora deve ter começado logo a achar que era tudo encenado, eu própria achei quando ouvi falar no que tinha acontecido, mas depois de ver a gravação do que aconteceu no concerto convenhamos que, a menos que o cantor tivesse sussurrado aos fãs das primeiras filas antes do concerto...não havia forma de ter sido uma situação combinada.

   Ainda bem que foi a Vanessa a escolhida pois o resultado foi uma situação "win-win", i,é, ela pelos vistos realizou um dos sonhos da sua vida, e o cantor canadiano fez um figurão porque a música correu  fantasticamente bem devido à bagagem da cantora portuguesa. Não sei se ele costuma fazer isto nem tão pouco se costuma correr bem ou mal mas que o Bryan Adams parecia surpreendido com a performance da pequena e saltitante cantora portuguesa parecia. Correndo o risco de dar uma apinião muito subjetiva, uma vez que sou suspeita por ser altamente defensora dos valores artísticos do meu país, gostei mais deste dueto do que do dueto original cantado pela voz da ex Spice Girl Melanie C.

   Num contexto nacional...europeu e mundial tão negro valeu-nos por estes dias o arco-íris trazido por esta edição do RIR (para quem gosta de música claro).  Para quem não gosta e prefere....sei lá....futebol, o meu conselho vai no sentido de procurarem rapidamente outra coisa que vos sirva de alegria pois a avaliar pelos últimos jogos, resultados e falta de golos da equipa das quinas, não sei se os 3 primeiros (e talvez últimos) jogos da seleção nacional no Euro 2012 vão ser grandes motivos de alegria.

:-)

RIR 2012
Bryan Adams & Vanessa Silva - When you're Gone

1 comentário:

  1. É um hábito que o senhor tem, é! Costuma fazer isto. Um dia chama-me a mim :P (Para isso tenho é de conseguir ir a um concerto dele... Está difícil!)

    Beijooooo... :) *

    ResponderEliminar