terça-feira, 20 de março de 2012

Cante Alentejano a Património da Humanidade

  O recente reconhecimento do Fado, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade deu novo alento aos que lutam desde o início do século XXI para que o Cante Alentejano tenha igual reconhecimento.

   A candidatura está já a ser preparada para ser entregue até 2013 e decorre em simultâneo uma petição online que visa igualmente chegar à UNESCO. O Cante Alentejano, cujas origens remontam ao século XVI, está associado ao trabalho do campo tendo surgido como forma de ajudar a torná-lo menos penoso. Atualmente é cantado em convivio sendo transmitido dos mais velhos para os mais novos e tem até agora conseguido atravessar gerações.

   Se o fado conseguiu tamanho destaque o Cante Alentejano pode também conseguir honrar Portugal. Argumentos não faltam. A música do vídeo abaixo sei-a desde muito pequenina...não me lembro se de ouvir o meu avô cantá-la ou se de me terem dito que ele a cantava....ainda assim recordo-a de uma forma especial. Acho que espelha muito bem o espírito das gentes do Alentejo.

Ò Rama ó que linda Rama


Sem comentários:

Enviar um comentário