quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nelly Furtado regressa com "Spirit Indestructible"


   Nelly Furtado está de regresso ao mundo da música com "The Spirit Indestructible", o seu 5º trabalho discográfico. Depois de apresentado, em maio último, o primeiro single "Big Hoops (Bigger the better)", eis que surge o segundo tema, de nome homónimo ao disco comercializado a partir de 18 de Setembro, tema este que, devido à mensagem que transmite, superou com relativa facilidade o (fraco) sucesso de "Big Hoops".

   A avaliar pelo que já li/vi e ouvi do novo trabalho de Nelly Furtado o tema "Spirit Indestructible" é, garantidamente, um dos mais fortes de todo o álbum sobretudo devido à temática que aborda. Inspirado na história de vida de Spencer West, um amigo da cantora, o vídeo oficial (ver abaixo) retrata a determinação e coragem do próprio que, apesar da sua condição de vida, decide escalar o monte Kilimanjaro:

                                          Nelly Furtado - "Spirit Indestructible"

   Ainda que o tema seja muito nobre, no que à música diz respeito a conversa muda de figura pois não posso deixar de referir o irritante tom nasalado e estereofónico com que a cantora se apresenta neste trabalho discográfico (tom já utilizado por Nelly nos dois primeiros singles deste novo disco). Para mim esta cantora tem vindo a registar, ao contrário do que é habitual na maioria dos artistas, um decrescendo na sua carreira musical.

   O seu primeiro álbum - "Whoa, Nelly!" (2000) - do qual resultou o single premiado com um Grammy "I´m like a bird" , foi, na minha opinião, o melhor trabalho discográfico de sempre de Nelly Furtado. Sucedido pelos  álbuns "Folklore" (2003), "Loose" (2006) e "Mi Plan (2009)", este último totalmente produzido e cantado em espanhol, o primeiro álbum foi o mais bem sucedido de todos os seus trabalhos discográficos, quiçá pelo maior recurso às raízes açoreanas da cantora.

   Usufruindo ainda do sucesso inicial de carreira, que lhe valeu colaborações musicais com variados cantores (ex: Juanes ou Justin Timberlake) e a catapultaram para o estrelato, Nelly pode ainda hoje contar com algumas ajudas preciosas como as que contribuíram para o seu mais recente disco: Salam Remi, Darckchild e Tiesto. Resta saber se tal será suficiente para superar o sucesso do último álbum de estúdio cantado em inglês ("Loose") e para que Nelly Furtado, atualmente com 33 anos, continue a ir dando um ar da sua graça no mundo da músic

Sem comentários:

Enviar um comentário