terça-feira, 17 de abril de 2012

Campanha "Zero Desperdício" ajuda a "Acordar" Portugal

   Hoje faço uso deste meu espaço para ajudar a divulgar a campanha "Zero Desperdício". Esta iniciativa, que começou com uma petição criada por uma figura pública para tentar pôr fim ao desperdício de comida em restaurantes, hoteis, supermercados etc, consiste em aproveitar comida dessas mesmas entidades que esteja perto do fim de validade (e que por isso, por lei, já não pode ser vendida e é habitualmente mandada fora), distribuindo-a a quem mais precisa.

   Esta fase inicial da campanha é mais direcionada às entidades "fornecedoras" (no site www.zerodesperdicio.pt ainda não é possível efetuar o preenchimento de um formulário individual para ajudar, por ex., na distribuição dos alimentos) e é por isso fundamental que começemos a divulgá-la, junto dessas mesmas entidades, para que ela possa ganhar asas.

  Assim, podemos fazê-lo para já, cada um de nós, passando esta mensagem aos supermercados e restaurantes das nossas àreas de residência, divulgando-a via facebook e/ou outras redes sociais, falando com os amigos, enfim tudo o que possa ir "espalhando a palavra" desta iniciativa. Há que salientar que as entidades interessadas em aderir a este projeto solidário receberão um dístico "Zero Desperdício" que as identifica e diferencia (na minha opinião) das outras. Desta forma, sugiro que passemos a dar preferência, nos nossos consumos diários, a superfícies que possuam este distíco. Eu pelo menos irei fazê-lo!

    Para ajudar nesta árdua tarefa estão, como é habitual, os nossos mais solidários artistas nacionais. Rita Guerra, Lúcia Moniz, Luís Represas. Ana Bacalhau, David Fonseca, Boss AC, Sara Tavares, Luísa Sobral  fazem parte dos mais de 50 artistas nacionais que aceitaram dar voz a este projeto solidário.

Hino da Campanha Zero Desperdício - "Acordar"

3 comentários:

  1. O ÓPTIMO ERA SABER A QUE ENTIDADES VÃO DISTRIBUIR ESSA COMIDA!
    QUEM VAI DISTRIBUIR?
    QUEM SABE DE CERTEZA QUEM RECEBE?
    DESCULPEM MAS PORQUE POBRE DESCONFIA....ESTAS PERGUNTAS DEVIAM SER RESPONDIDAS.
    Assino sem medo nem vergonhas
    Cecília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o que vem no site, quem vai distribuir essas refeições, serão as instituições, paróquis, misericórdias que se encontrem mais próximo dos locais onde vão buscar as refeições.
      Parece bem pensado.

      Eliminar
  2. È uma excelente questão esta que aqui colocou. No entanto, tenho a certeza de que com o avançar da campanha saberemos através do site (www.zerodesperdicio.pt)exatamente para onde está a ser canalizada esta ajuda. De certeza que as instituições de caridade já se estão a candidatar a este benificio à medida que aqui debatemos o assunto. Não é,ainda assim,algo que me preocupe como preocuparia se estivessemos, por ex, a falar de dinheiro. Aqui falamos de comida pelo que ninguém sai lesado independentemente do destino que esta tome...seja uma instituição ou o vizinho do lado que ficou desempregado e não tem como se alimentar.

    ResponderEliminar