quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ser português era; Ser português é!

   Na maioria dos dias sinto um orgulho enorme em pertencer a este pequeno grande país à beira mar plantado. Amo as gentes, as cores, os cheiros e os pequenos detalhes que conferem esta identidade tão própria a um povo. Mas há outros dias em que vejo a dura realidade...a realidade de uma perda identitária massificada que nos torna apenas mais uns na Europa.

   O português típico, de estatura média e arredondada, é facilmente identificável no meio de uma multidão e não é por ser alto. De ar gingão e descontraído (a superbock na mão também é capaz de dar uma ajuda :-P) só pode ser tuga!!!! Não querendo ser feminista...mas correndo o risco de o ser...no género feminino a descoberta da nacionalidade é mais difícil...digamos que as portuguesas se "integram" melhor no contexto Europeu do que os portugueses...ainda que também não seja pela altura.
   Contudo, e independentemente do género, noto a raça de um povo a sofrer constantes mutações involuntárias. É a crise penso! Mas a crise não pode ser desculpa para nos tornarmos o que já quase somos. Praticamente sem escrúpulos, estamos a tornarmo-nos um povo frio e calculista. Perdemos espontaneidade, o querer saber e sobretudo o querer ser. Perdemos a alegria e o patriotismo!
   Talvez as forças para mudar estejam já no limite...sugadas por tantas manifestações...necessárias contudo à própria sobrevivência de uma classe trabalhadora quase em vias de extinção. Talvez já não tenhamos mesmo muitas razões para sorrir, para olhar para o lado e ver "o outro", para querer fazer mais e melhor.
   Ser português significa hoje o mesmo do que ser de qualquer outra nacionalidade do resto da Europa, significa estar apático, significa ser subjugado e não ter sequer hipótese de escolha e/ou defesa. Outrora ser português significava, alergira, hospitalidade e sobretudo significava dominar a arte do desenrasca...resta-nos agora agarrarmo-nos a essa verdade do passado para subsistirmos no presente e chegarmos ao futuro!!!!

   Fica uma mensagem de esperança que também eu tento seguir...
Boss AC ft Mariza - Alguém me ouviu (Mantém-te firme)






1 comentário: