quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TMN a quanto obrigas!!!!

   Inspirada pelo post de uma ex-colega de trabalho (ver em Ideias, Mudanças e ect...) decidi partilhar a minha última experiência desagradável com a TMN (a somar às 350.000 que já lá vão :-P).

   Passo a explicar:
   Recebi pelo meu último aniversário um telemóvel da rede TMN, com sistema android. O tlm faz tuuuuddddooo, até chamadas imaginem, mas não manda nem envia mms's (Mensagens Multimédia aka transferência de dados). Liguei para a linha de apoio ao cliente a fim de ativar o serviço por msgs de configuração mas disseram-me que isso teria que ser configurado diretamente numa loja. Dirigi-me então a uma loja onde me disseram precisamente para fazer o oposto (portanto ligar para a linha de apoio ao cliente para que me mandassem as ditas sms's de configuração).

   Expliquei à srª da TMN que me estava a atender que já havia feito o que ela me pedia e então ela apresentou-me como solução alternativa dirigir-me a uma loja com assistência técnica especializada para i-phones. Lá fui! Cheguei lá e passadas 2 ou 3 configurações por parte do "técnico" (que nem para mim olhou ou me explicou o que quer que fosse), o problema foi-me apresentado como resolvido. "Experimente lá, disse-me ele passando-me o tlm para as mãos". Funcionou! Ele esqueceu-se foi de mencionar que a forma como havia sido resolvido o problema levava a uma redução permanente do meu rico saldo.

   Com o saldo no cartão constantemente a baixar decidi explorar o tlm por mim e percebi que a transferência de dados estava a ser feita pela rede da TMN e não por wireless apesar deste se encontrar devidamente operacional. Desativei a função que o sr. da TMN havia ativado (Permitir transferência de dados por pacotes) e liguei novamente para a linha de apoio.

   Neste contacto, expliquei toda a odisseia e confrontei quem me atendeu com os débitos no cartão. Foi-me explicado que o que estava a ser pago não era a transferência dos mms's em sim mas a transferência das outras aplicações que, quando eu ativava a tal permissão de transferência de dados por pacotes, começavam a descarregar dessa rede e não da rede wireless. Pedi então que apenas o envio/receção de mms's fosse feito via rede tmn (por ex. GSM como no meu tlm anterior)  mas que o resto das aplicações fossem descarregadas via wireless.

   Disseram-me que não dava. Que tinha que aderir a um tarifário com internet da tmn. Já irritada pois se nunca paguei os mms's (por ter tarifário moche) não é agora que vou começar a pagá-los, perguntei então se não dava para fazer transferência dos mms's por wireless também. Nova resposta negativa!  Decidi que não valia a pena insistir até porque as respostas do outro lado se limitavam a "sim" ou "não" sem nunca existir um porquê....agradeci e desliguei.

   Após alguma pesquisa na net lá tirei uma aplicação que permite descarregar os mms's via wireless, de forma gratuita, bloqueando a rede da TMN. Esta para mim não é ainda a solução ideal. È lenta e caso não esteja on-line na altura da receção do mms já não consigo recuperá-lo. Mas afinal até dá!

O que me irrita nisto tudo é o facto da TMN querer sempre enganar os clientes pois eu sei de outras pessoas com sistema android, da rede Vodafone, que enviam e recebem mms's sem qualquer problema. Os mms's recorrem à respetiva rede, através do centro de mensagens, sem que para isso nada seja cobrado. Tudo se resume a uma opção que a TMN descurou de "escolha de tipo de rede" definida por cada serviço.

   Agradeço a quem tiver outra forma de solucionar esta situação (sem implicar optar por um tarifário TMN com NET paga), que partilhe. Situações semelhantes também seriam engraçadas de constatar.

Obrigada!

2 comentários:

  1. E ainda dizem que nós temos um dos melhores sistemas de telecomunicações da Europa.... pois temos, nem que seja para sacar aos pobres o pouco pão que têm para comer.... é de doidos!
    Marta C

    ResponderEliminar
  2. Devo-te dizer que no fundo, a culpa é de quem te deu o telemovel XPTO...Já deveria saber =P (brincadeirinha...=P)

    Bj

    ResponderEliminar