quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ofertas de emprego em Portugal: Mito ou realidade!

   A procura de emprego em Portugal por estes dias é de facto um tema que deveria ser tido em séria conta e analisado ao mais ínfimo pormenor pois algo não está bem!!! Aliás, algo está muito mal e não estou a falar da mais alta taxa de desemprego de que há memória no país, refiro-me claro está... às ofertas de emprego publicadas na Internet.

   A lista de barbaridades é infinita...Desde anúncios com datas de anos anteriores, aos que têm por trás verdadeiros esquemas corruptos, passando por ofertas enganosas cujo pretexto é apenas levar os candidatos até um local ou ligarem para determinado número para tentarem vender sabe Deus o quê.

   Acho engraçado que um candidato a emprego tenha, para se inscrever num dos inúmeros sites existentes para esse fim, que colocar on-line, obrigatoriamente, não só informação profissional como também informação pessoal mas se se tratar de uma empresa os campos obrigatórios já escasseiam. 

   Isto traduz-se em anúncios que ficam reduzidos a uma extensa lista sobre o que a empresa pretende do futuro funcionário, em que o feliz contemplado...

- Que souber falar mandarim (entre as outras 4 línguas exigidas);
- Que tiver o curso avançado em TI...se souber arranjar pequenos eletrodomésticos melhor!!!
- Que perceba de faturação e dê uma perninha na área administrativa;
- Que tire um bom galão;
- E por fim....que seja apresentável e simpático (mesmo depois de ficar a saber que o máximo que há de ganhar num futuro próximo serão 500€).

...Terá a maravilhosa e única oportunidade de ser explorado 6 meses na empresa (peço desculpa....de estagiar na empresa pois hoje em dia há estágios para tudo e em todas as áreas) sendo que esse estágio pode ou não...evoluir para outro estágio! Sim porque isso de contratar alguém já está fora de moda.  

   E é só! Não existe obrigatoriedade da empresa colocar no anúncio um horário em pretende que essas funções serão exercidas, as horas semanais, as folgas, se dão regalias, se é full time ou part-time.  Nada  mais é exigido para além da informação de que se pretende contratar para estágio!!!!

   Really??? Agora a sério....E para que é que uma empresa precisa de um estagiário para a função de operador de armazém??? Não desvalorizando a profissão mas qualquer pessoa sabe etiquetar e organizar encomendas seja qual for o produto e ainda que necessite de formação é preciso um estágio de 6 meses???
Até o macaco do anúncio da reciclagem aprende depressa a fazer isso. Não está à vista de todos que isto é um pretexto para não se pagar o que é suposto às pessoas????

   Arrisco-me com este post, como de resto já aconteceu com outros, a sofrer represálias ou estar a comprar lutas desnecessárias, mas que seja...pois não posso deixar de comentar as barbaridades que leio/vejo diariamente.