quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Miguel Araújo - Matérias do Coração

   Passaram apenas três meses após o lançamento do primeiro álbum a solo de Miguel Araújo (Cinco Dias e Meio) e finalmente chega às rádios nacionais nova substituta dos êxitos "Os maridos das outras" e "Fizz Limão"!

  "Matérias do Coração" é assim a terceira música deste disco a ser comercializada. Este trabalho discográfico conta com um total de 11 temas cujas letras e músicas são integralmente da autoria de Miguel Araújo e contam por isso com muito ukelele à mistura. Com dois projetos atualmente em mãos, o seu disco a solo e a banda "Os Azeitonas", certamente que Miguel Araújo não se poderá queixar de falta de trabalho.

   Aqui fica a nova música (ainda sem videoclip oficial) daquele que considero ser o Rui Veloso do século XXI. Todo o álbum é bastante agradável de ouvir mas eu destaco particularmente a faixa "Autopsicodiagnose" pela sua...atualidade :-).

Miguel Araújo - "Matérias do Coração"

















quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Amor(es) de Verão - Parte III (final)


  Durante breves segundos a placa identificativa da camisola de Dinis voltou à memória de Carolina mas só agora esta deu importância ao "M." que se seguia ao nome do rapaz e só agora o associou ao nome Miguel. Não podia ser!!!

   As pernas tremiam-lhe à medida que os nervos se iam acumulando. Petrificada em frente a Miguel desde o momento em que lhe abrira a porta, Carolina sabia que tinha que dizer alguma coisa. Tentava com todas as suas forças formar uma única frase mas outros pensamentos atropelavam-se no seu cérebro impedindo-a de libertar sequer um som. Como ia explicar a Sandra que Dinis e Miguel eram a mesma pessoa? Como ia enfrentar a amiga sabendo ela  dos seus sentimentos por Dinis. De súbito teve o pensamento que julgou ser o mais sábio de todos: Não tinha que contar nada! Sandra não sabia que se tratava da mesma pessoa e talvez Dinis...Miguel....Dinis...não se lembrasse dela. Sim, era o plano perfeito! Só tinha que fingir durante uma semana, até ao dia do seu regresso a Lisboa, que não conhecia o rapaz.

   Tinha poucos minutos, até Sandra sair do WC, para perceber se Dinis se lembrava de si.
- Boa noite! Verbalizou finalmente Carolina.
- Olá. Estava a ver que não dizia nada. Lá por me ter adiado as férias uns dias não precisa ficar envergonhada. Não me diga que a amiga com quem vinha ter ao Algarve é a Sandra?
Carolina só conseguiu esboçar um sorriso. Já tinha uma certeza...Dinis recordava-se dela na perfeição.

   Sandra saiu do WC. A cada passo que a amiga dava até à sala Carolina estremecia de horror. Ignorando os pensamentos iniciais de se esconder e de se mandar pela janela, optou apenas por se sentar no sofá da amiga. Ao chegar à sala, deparando-se com Carolina mais branca do que a sua parede, Sandra centrou a sua atenção na amiga ignorando Miguel quase por completo.
   -Estás bem? O que tens? Carolina???
   -Sim estou bem! Respondeu Carolina acrescentando apenas num tom quase inaudível:
   -Sabes o rapaz do reboque de que te falei? È o Miguel!
   Sandra deixou-se cair no sofá e em pouco tempo ficou da mesma cor da amiga.

   Miguel apressou-se a ir à cozinha buscar dois copos de àgua com açúcar. Enquanto este não regressava, as duas amigas, apenas trocando olhares, decidiram de imediato o que iriam fazer perante aquela caricata situação. A amizade que tinham uma pela outra era suficiente para Carolina perceber que tinha que ignorar os seus sentimentos por Dinis e para Sandra decidir não devia dizer nada ao namorado sobre os sentimentos da amiga. O pacto estava feito, sem trocarem uma única palavra as duas amigas decidiram ali mesmo ignorar aquela estranha coincidência colocando-a desde logo no passado. E assim foi!

Quando Miguel regressou finalmente da cozinha encontrou Sandra e Carolina abraçadas a chorar! Sem perceber nada do que se estava a passar o rapaz sentou-se e bebeu os copos de àgua com açúcar. 

domingo, 19 de agosto de 2012

Dia Mundial Humanitário

   A cantora Beyoncé Knowles atuou, no passado dia 10 de Agosto, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, numa iniciativa realizada pelas Nações Unidas para assinalar o dia Mundial Humanitário. Proclamado pelas Nações Unidas em 2008, o Dia Mundial Humanitário celebra-se desde então a 19 de Agosto e representa a celebração da entreajuda humanitária.

  Numa performance emocionante, a cantora norte americana fez questão de deixar a sua marca numa campanha que visa sensibilizar o ser humano para os cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo que precisam atualmente de ajuda humanitária.

   A mensagem da campanha é objetiva e simples: "Um dia, uma mensagem, um objetivo. Para inspirar pessoas em todo o mundo a fazer algo bom, independentemente de ser em pequena ou grande escala, por outra pessoa"

   Podem ver aqui o site criado para assinalar a efeméride e ajudar a propagar a mensagem! Entre outras coisas é possível neste site ver as mensagens deixadas por inúmeras figuras públicas e assinalar, por parte de cada um de nós, os pontos do globo onde cada um já prestou ajuda humanitária.


Deixo-vos a atuação da Beyoncé e a letra da música:


I wanna leave my footprints  (Quero deixar as minhas pegadas)
on the sands of time  (Sobre as areias do tempo)
Know there was something that, (Saber que havia algo que,)
and something that I left behind (e algo que deixei para trás)
When I leave this world, (Quando deixar este mundo,)
I'll leave no regrets (Deixo-o sem arrependimentos)
Leave something to remember, (Deixar algo para lembrar,)
so they won't forget (para que eles não se esqueçam)

I was here (Eu estive aqui)
I lived, I loved (Eu vivi, eu amei)
I was here (eu estive aqui)
I did, I've done, everything that I wanted (Eu fiz, eu concretizei tudo o que eu queria)
And it was more than I thought it would be (E foi mais do que eu pensei que seria)
I will leave my mark so everyone will know (Vou deixar a minha marca para que todos saibam)
I was here (Eu estive aqui)

I want to say I lived each day,until i die (Quero dizer que vivi cada dia até morrer)
And know that I meant something in, (E saber que signifiquei algo,)
somebody's life (Na vida de alguém)
The hearts I have touched, (Os corações que toquei)
will be the proof that I leave (Serão a prova de que vivi)
That I made a difference, (Que fiz a diferença)
and this world will see (E este mundo verá)

I was here (Eu estive aqui)
I lived, I loved (Eu vivi, eu amei)
I was here (Eu estive aqui)
I did, I've done, everything that I wanted (Eu fiz, eu concretizei tudo o que eu queria)
And it was more than I thought it would be  (E foi mais do que eu pensei que seria)
I will leave my mark so everyone will know (Vou deixar a minha marca para que todos saibam)
I was here (Eu estive aqui)

I lived, I loved  (Eu vivi, eu amei)                        
I was here (Eu estive aqui)
I did, I've done, everything that I wanted (Eu fiz, eu concretizei tudo o que eu queria)
And it was more than I thought it would be (E foi mais do que eu pensei que seria)    
I will leave my mark so everyone will know (Vou deixar a minha marca para que todos saibam)
I was here (Eu estive aqui)

I just want them to know (Eu só quero que eles saibam)
That I gave my all, did my best  (Que dei o máximo, dei o meu melhor)
Brought someone to hapiness (Ajudei alguém a alcançar a felicidade)
Left this world a little better just because (Deixei este mundo um pouco melhor porque...)

I was here (Eu estive aqui)
I was here (Eu estive aqui)
I lived, I loved (Eu vivi, eu amei)
I was here (Eu estive aqui)
I did, I've done, everything that I wanted (Eu fiz, eu concretizei tudo o que eu queria)
And it was more than I thought it would be (E foi mais do que eu pensei que seria)
I will leave my mark so everyone will know (Vou deixar a minha marca para que todos saibam)
I was here x2 (Eu estive aqui (x2))


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amor(es) de Verão - Parte II

   
    - Aaaaaahhhhhhh estás tão gira! Estás tão magra! O teu cabelo está diferente? Aaaahhhhh! Que saudades.
Sandra gritava histericamente, no terminal rodoviário de Tavira, enquanto o autocarro estacionava e a sua grande amiga Carolina se preparava para sair do mesmo. No interior do autocarro, e de todos os outros que se encontravam no terminal, as pessoas fixavam Sandra com espanto. Algumas partilhavam do seu entusiasmo mas Sandra era quem mais se destacava. Carolina, apesar das saudades que também tinha de Sandra e de estar mortinha para lhe contar tudo sobre Dinis, apresentava agora um tom avermelhado nas bochechas. Era impossível esconder o embaraço causado pela gritaria da amiga.

    Após vários abraços, que quase sufocaram Carolina, as duas amigas lá foram para a casa de Sandra, para que Carolina se pudesse instalar confortavelmente. Durante o curto percurso de carro a agente musical colocou Sandra a par da situação com Dinis. A amiga apressou-se a colocar Carolina a par das suas novidades. Também ela tinha conhecido alguém! Uma oficina de reparação de automóveis pretendia abrir uma nova sucursal no Algarve e numa das visitas do proprietário ao local - o Miguel - a magia aconteceu.

    Pela madrugada dentro Sandra contou a Carolina como as visitas de Miguel se foram intensificando à medida que os dois se foram conhecendo melhor. Sem fazer grande esforço para esconder a paixão que sentia, Sandra contou à amiga que adorava tudo em Miguel: a sua personalidade, a sua simpatia, a sua delicadeza, a calma com que resolvia todas as situações, e não menos importante, o seu físico. Ainda assim, para aumentar a curiosidade da amiga, não perdeu grande tempo a descrever o rapaz. Para alívio de Carolina,  não teria de esperar muito tempo para satisfazer a sua curiosidade em relação ao novo namorado da amiga. O futuro gerente do negócio de família chegaria a casa de Sandra a meio da próxima semana - um trabalho de última hora impedira o rapaz de rumar ao Algarve nessa noite adiando as férias de Miguel até à semana seguinte.

    Durante os dias que se seguiram as duas amigas desfrutaram ao máximo de tudo o que o Algarve tinha para lhes oferecer. Desde as longas sestas na praia às variadas atividades noturnas que passavam por ingerir grandes quantidades de calorias - culpa dos magníficos crepes de chocolate e dos saborosos cocktails de verão, mas também por gastá-las nas pistas de dança mais badaladas da zona. Ainda assim Carolina não conseguia afastar Dinis do seu pensamento. Como seria o reencontro de ambos? Seria precipitado convidar o rapaz para sair? Será que ele ainda se lembraria dela após duas semanas?

   Quarta-feira chegou num ápice! Carolina estava mortinha por conhecer Miguel mas não ansiava a sua chegada mais do que Sandra que não havia falado de outra coisa durante o dia inteiro. Ambas preparam o jantar em casa de Sandra por forma a poderem desfrutar de um ambiente mais intimista nessa noite. Afinal tratava-se de um dia especial em que as duas pessoas mais importantes da vida de Sandra se iam conhecer.

    Passava já das oito da noite quando a mota de Miguel se fez ouvir no estacionamento do prédio. O rapaz subiu ao 2º andar, tocou à campainha e Sandra gritou do WC a Carolina para fazer o favor de abrir a porta.  Carolina abriu a porta e qual não foi o seu espanto quando viu Dinis ali à sua frente de capacete na mão.

(continua...)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amor(es) de Verão - Parte I



      - "Haverá pior forma de começar as férias???".
      Questiona-se Carolina, sentada cabisbaixa à beira da estrada, ao lado de uma espessa nuvem de fumo, proveniente do seu velhinho Fiat Panda. Depois de um exaustivo último dia de trabalho, e a uns escassos quilómetros de casa, o seu fiel companheiro das deslocações casa/trabalho-trabalho/casa decide adiar-lhe as férias por mais umas horas.  Após um persistente soluçar surgiu a nuvem de fumo debaixo do capot que a obrigou a encostar à berma e chamar o reboque, ali mesmo, já com vista para o seu apartamento na Alta de Lisboa!

      Apesar do enorme desejo de abandonar a fumarenta lata velha, deslocar-se a pé em pleno eixo norte-sul até casa para fazer as malas e partir para o tão desejado destino de férias, Carolina sabe que terá que continuar a contar, no regresso ao trabalho, com o seu desgastado companheiro de viagem e por isso espera impacientemente pelo reboque. O salário de agente musical, que tem vindo a reduzir quase trimestralmente,  não permite grandes investimentos e o facto de contar apenas com o seu salário para gerir as despesas mensais pesa muito na sua decisão de não investir num carro novo. Se as coisas estivessem de outra forma no país mandava mais de metade dos artistas para quem trabalha dar uma volta. Alguns parecem crianças birrentas sempre a pedinchar mais coisas para lhes aumentar o ego! Há dias em que não há pachorra e o sonho, ao qual dedicou cinco anos de estudo e outros tantos de vida profissional, mais parece um pesadelo!

     Avista finalmente o reboque! Enraivecida por estar já há 40 minutos à espera levanta-se bruscamente com um duro discurso já preparado na ponta da língua mas mesmo antes de conseguir começar a falar é surpreendida com uma buzinadela do condutor do reboque. Solta um pequeno grito de terror corando logo de seguida ao constatar que este se apercebera do seu susto. Ainda mais furiosa, devido ao embaraço, tenta nova investida mas o sorriso do jovem condutor do reboque, seguido por um pedido de desculpas pelo susto e uma justificação pela demora, volta a não lhe dar hipótese de descarregar a frustração da avaria.

    - "Boa tarde Dona!. Desculpe lá tê-la assustado, não era minha intenção! Desculpe-me também pela demora mas já estava de saída quando recebi a sua chamada. Teve sorte porque hoje é o meu último dia de trabalho antes das férias e estou bem disposto. Se fosse noutro dia qualquer não tinha voltado a vestir a roupa de trabalho só para vir rebocar o seu carro!. Tem suspeitas do que possa ter sido?".
- "Não! Riposta a agente musical de forma brusca sem sequer cumprimentar o rebocador.
- "Não percebo nada de mecânica e para além disso se soubesse o que era tinha resolvido e não lhe ligava não acha?"