terça-feira, 31 de maio de 2011

Música dos anos 80 para todos

   A votação que aqui decorria chegou ao fim e a opção "vencedora" foi "Posts de Músicas/Artistas mais antigas". Como respeito a opinião dos meus fieis leitores (:-p) o post de hoje contará com a ajuda de...Bon Jovi - Livin on a Prayer, Run D.M.C Walk this Way, The Bangles- Walk like an Egyptian, Beastie Boys - Fight for your rights e Prince - Kiss. Mas o que têm estas 5 músicas em comum? Sim, são grandes êxitos dos anos 80 mas são todas grandes êxitos de um ano em particular, 1986, esse grande ano em que nasci :-P!!!!

   A década de 80, influênciada na música pelo movimento New Wave que, e apesar de não ser consensual, incorpora elementos da musica eletrónica, experimental e disco impondo-se por isso como um próprio estilo musical, é a década que podemos "culpabilizar" pela evolução dos chamados "géneros musicais comercializáveis", é a década em que surge a MTV,  o hip-hop,  é a década em que Michael Jackson revoluciona o conceito de videoclip com o video de "Thriller" e é sobretudo a década em que grandes bandas se afirmam como os AC/DC, Guns n'Roses, Scorpions, Bon Jovi etc.

   Os novos estilos e fusões musicais permitem assim ao Rock evoluir para Hard Rock, Metal e Heavy Metal, mas permitem sobretudo a evolução de outros estilos musicais, disco incluído.  É ainda a década de surgimento de uma cultura pop que só se veio a afirmar já nos anos 90.

   Assim, como homenagem aos anos 80 em geral mas ao ano de 1986 em particular deixo-vos com as 5 melhores músicas deste ano segundo uma votação do canal musical VH1 (da melhor para a menos boa...segundo a votação no canal):

Bon Jovi - Living on a Prayer






Run D.M.C - Walk this way






The Bangles - Walk like an Egyptian






Beastie Boys - Fight for your Rights






Prince - Kiss
Concordam com esta votação? Eu por acaso não concordo muito. Deixem a vossa opinião sobre qual é para vocês a melhor música/video/artista dos anos 80?


Ah, e não se esqueçam de testar os vossos conhecimentos no novo quizz (permanente) sobre música!!! Já viram? Já participaram?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Globos de Ouro e os Deolinda

   Ontem foi noite de "Golden Globes" nacionais. Nas categorias de música os prémios distribuiram-se por Aurea (Melhor Intérprete Individual), Deolinda (melhor Grupo) e Expensive Soul com "O Amor é Mágico" na categoria de Melhor Música.

   Fiquei feliz pela conquista dos Deolinda, que já no ano passado ganharam o globo de ouro de " Revelação do Ano" mas confesso que me soube a pouco pois a categoria em que, na minha opinião, deveriam ter ganho, ou também deveriam ter ganho :-), era a de melhor música, categoria para a qual estavam nomeados com a música "Um Contra o Outro".Paciência, lá diz o ditado (em versão adaptada) que mais vale um globo na mão do que dois a voar.

   Os "Deolinda" existem desde 2006 mas só em 2008, à boleia do 1º album "Canção ao Lado" viram o sucesso chegar, ainda que lentamente. Em abril do ano passado o grupo lançou o seu 2º album "Dois selos e um Carimbo", que chegou à platina em apenas 7 meses, revelando-se um verdadeiro sucesso de vendas.

   Já em 2011, apresentaram a música "Parva que sou" nos concertos que deram nos Coliseus do Porto e de Lisboa, que se tornou como que um hino da chamada "Geração à rasca" que permitiu uma incendiada divulgação da banda.

   Com vontade de ouvir/ver os Deolinda???? Eles vão participar nas Festas de Oeiras, dia 17 de Junho pelas 22h (preço...diz que é grátxxxxx).

Deolinda: "Um contra o outro"





Deolinda: "Parva que sou"

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Anatomia de Grey (7/18): The Music Event

   Ontem assisti ao pior episódio da série "Anatomia de Grey" de sempre. Em 7 temporadas não houve um episódio que me colocasse tão "fora" do enredo como este. Não é que até não tivesse os habituais componentes para ser emocionante o problema é que decidiram fazer o episódio com os médicos, enfermeiros e afins a CANTAR.

   Ora, se é suposto retirar alguma lição daquilo que vi ontem é que realmente há coisas que não se devem MESMO misturar. Era quase como ver o elenco do Glee a operar alguém a esvair-se em sangue e ainda assim acho que se sairiam melhor. Afinal de contas os atores podem até fingir que percebem de medicina mas está comprovado que não podem fingir que cantam.

   O episódio de que falo, o 18º da 7ª temporada "The Music Event: Song beneath the song" (repete hj na Fox Life perto das 23h/23:30h) foi "desconfortável". Ao contrário do que costuma acontecer nos filmes, nas cenas em que alguém canta para um ente querido quase a morrer e nos comove profundamente, neste episódio, o meu desejo era que a parte musical acabasse depressinha. :-p. Nem uma lágrima deu para verter pois não me conseguia abstrair do facto de eles estarem a cantar, perdão, a guinchar.

   Safar safar, não se safa nenhum mas se tivesse que escolher o pior e o melhor ...(and the oscar goes to):
   Pior cantor/a: Little Grey (parece uma cana rachada coitadita)
   Melhor Cantor/a: Callie (que por acaso é quem se encontra a morrer e canta para ela própria...vale a pena ver a sério.)

   As músicas interpretadas são praticamente todas bastante conhecidas do público em geral sobretudo pela maioria destas ter integrado a banda sonora da série. Destaco a interpretação geral de "How to save a life"  dos The Fray e "The Story"de Brandi Carlile que estiveram entre as melhores.

Vejam a sério!!!!


Lets look at da "trailaaaaaassss" (os trailers até enganam bem :-P):





quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Oprah Show" chegou ontem ao fim

   O programa "Oprah" transmitido em Portugal pela "Sic Mulher" chegou ontem ao fim nos EUA (no nosso país ainda temos garantidos uns 3 a 4 meses do talk-show). No ar há 25 anos, o formato de sucesso explorado pela apresentadora Oprah Winfrey termina na ABC mas tenho em crer que ainda vamos ter muito de Oprah Winfrey no seu canal por cabo (OWN) já no ar mas ainda sem o empenho total da sua detentora.

   Oprah tornou-se ao longo dos anos no "American Dream" it self.  Apesar de abordar muitas vezes temas sérios e de interesse mundial (índole ambiental, social, etc) surpreendia também com loucos programas dedicados à oferta das suas coisas preferidas à plateia mas sobretudo Oprah realizou sonhos. Fossem eles conhecer alguém famoso, ajuda para tratamentos de doenças etc..., ela tinha em conta os pedidos e ajudava as pessoas cujas histórias chegavam ao seu conhecimento.
   Não quero com isto dizer que Oprah seja a madre Teresa de Calcutá. A apresentadora foi também muitas vezes criticada pelos seus caprichos e sobretudo pelo seu perfecionismo mas se pesarmos ambos os lados na balança vemos que o lado positivo é superior. Quem não tem defeitos que mande a 1ª pedra. Os seus funcionários não mandarão de certeza uma vez que até para o Hawai já foram com a apresentadora (tudo pago).

   Verdade verdadinha é que, durante estes 25 anos, ir ao talk Show de Oprah foi-se tornando cada vez mais a chave do sucesso para qualquer artista. Desde os mais conceituados que lá foram desabafar e confessar os seus pecados (Whitney Houston por ex.) aos que lá se estrearam (caso da adolescente Charice que não só teve direito à sua estreia nos EUA como pode cantar com Celine Dion. Lá se celebrizou e atualmente vive nos EUA e participa na série Glee!!!).

Charice: Estreia no Oprah Show


   O último programa não representou, para a apresentadora, um final mas sim um recomeço no seu próprio canal (não que a ABC lhe apresentasse grande resistência mas pronto :-P). Oprah despediu-se ontem assim dos seu público:





terça-feira, 24 de maio de 2011

Madeira & a magia de um palco gratuíto

   Uma ode a um sítio que não sendo o meu de origem é de certa forma o meu refúgio e me proporcionou já algumas das minhas melhores recordações...já para não falar de ser a "terra" que deu origem a duas das pessoas mais importantes da minha vida (mano e boyfriend). A pequena "Pérola do Oceano" dá assim corpo ao post que se segue!

    Pode até não ser conhecida por comportar como seus grandes artistas musicais mas todos os anos, sobretudo no verão, serve de palco (na maioria das vezes gratuíto)  a inúmeros artistas nacionais e estrangeiros.

   Já assisti a concertos de Daniela Mercury, André Sardet, Xutos e Pontapés, etc, sem gastar um cêntimo...algo que em Lisboa e arredores é bem menos frequente, não é impossivel, de quando em vez lá há um concerto ou outro ao ar livre gratuíto mas nem sempre tão bem organizado e/ou policiado como na Madeira (talvez a culpa possa ser também do público...mas não quero ir por aí).

   Podem ser os elementos "mar", sol, etc, que apimentam os palcos da Madeira mas a realidade é que notei sempre os artistas mais soltos (bem a Daniela é sempre solta em qualquer parte do mundo...tão solta que no Rock in Rio Portugal caiu em palco algumas 3 vezes), felizes, comunicativos. É obvio que pode também ser objeto construído da minha cabeça pois também eu me encontro nesse espírito "Zen" tão frequentemente e facilmente alcançado quando nos encontramos de férias (ah, que saudades de ter férias. SNIF!).

   Não sei o porquê! Sinto apenas que é diferente, que as vibrações são diferentes, que as pessoas são diferentes, que tudo é diferente, mais vivo, mais alegre, mas para ter a certeza nada como regressar para me assegurar disso mesmo. :-P

   O video de hoje tem muito mais piada cantado pelo meu irmão (e até mesmo pela minha mãe) mas esse previlégio não é para todos por isso deixo-vos com o original na esperança de despertar, em quem não conhece, o desejo de visitar a Madeira...não pela música obviamente mas pelas paisagens!!!! Para quem já lá foi, vale sempre a pena visitar não acham????


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boa música portuguesa

   Inspirada por esta entrevista do "Alta Definição" à cantora Rita Guerra, no passado sábado, venho hoje expressar-me sobre a boa música portuguesa que atualmente se faz em Portugal. Quando falo de boa música portuguesa excluo logo à partida a música popular (aka Pimba)...peço desculpa aos que não estão de acordo mas a música pimba, para mim, nunca será boa música pois tenho em crer que repetir 500.000 vezes os mesmos versos em 2 ou 3 minutos não é musica mas sim um apelo à estupidez (de quem ouve mas sobretudo de quem canta :-P).

   Para mim a boa música portuguesa atual passa por nomes como Deolinda, Rita Guerra, David Fonseca, Rita Red Shoes, Mariza, Ana Moura, Amor Electro, Klepht, The Gift, João Pedro Pais, Clã, Pedro Abrunhosa, Aurea, UHF e tantos outros que, apesar de nem sempre se exprimirem em português, elevam a música que é produzida em Portugal a um nível de qulidade que se pode igualar à musica produzida nos EUA ou em Inglaterra, e até mesmo superá-la.

   E estes artistas/cantores/compositores/produtores...., têm a meu ver mais mérito do que os artistas estrangeiros pois em Portugal é muito mais dificil vingar no mundo da música. O exemplo da Rita Guerra é berrante, senão vejamos, porque é que alguém que tenha um vozeirão como o dela não conseguiu vencer logo no mundo da música alguém me explica? A Romana canta melhor? Certamente que não!!!

   Será pela atitude? A maioria dos portugueses gosta mais dos que se fazem de coitadinhos e a Rita Guerra (não sendo arrogante) tem plena consciência da sua capacidade vocal...bem ao nível de uma Celine Dion e por isso demonstra-o, demonstra uma confiança que nem todos os artistas conseguem sendo por isso mal interpretada. Ora como a Rita Guerra há vários exemplos de cantores(as) que não se deram bem por serem rotulados de "arrogantes".

   Eu estou do lado deles obviamente, 1º porque não é por se estarem sempre a rir que são realmente mais ou menos simpáticos, 2º porque apesar de terem que ser simpáticos para com o público não é isso que os faz vender mais ou menos pelo que deveriam sempre a meu ver revelar a sua personalidade (True Colors always!!!), mostrarem quem são, e 3º porque só assim conseguem que aquelas pessoas que não têm lata nenhuma e não respeitam as suas esferas privadas (as figuras públicas também têm direito à sua esfera privada apesar desta ser menor) os "deixem da mão" em dias ou ocasiões em que se encontram menos bem, menos iluminados pela vida digamos assim :-P.

   Há que começar a perceber, e eu acho que devagarinho estamos a ir lá, que podemos gostar muito de um artista, mas não o conheçemos, nem ele a nós, de lado nenhum e como tal, temos que deixar de avaliá-los pela sua  simpatia e mais pelo seu talento.

   Bem sei que há sempre um fascínio pelas pessoas que aparecem na televisão, sobretudo se forem verdadeiros(as) deuses(as) gregos(as) mas se começassemos a idolatrar as pessoas pelas suas capacidades vocais seria muito melhor e sobretudo muito mais justo.  Bem sei que gostos não se discutem, sobretudo os musicais, mas se continuarmos a utilizar o mesmo critério de eleição para mim os concursos musicais podem deixar de existir em Portugal.



Deolinda: Não tenho mais Razões






Rita Guerra: Chegar a ti


quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Diva das Divas

   Quando penso na palavra Diva vêm-me ao pensamento, automática e instintivamente, nomes como Celine Dion, Shania Twain, Mariah Carey, Tina Turner, Barbra Streisand, entre outras.  Mas vou falar particularmente daquela que considero a Diva das divas, daquela cuja voz mais me apaixona e daquela cujo repertório mais se enquadra nos meus gostos pessoais. Este post é por isso dedicado a Celine Dion.

   A Canadiana estreou-se na cena musical nos anos 80, altura em que ganhou o Festival Eurovisão (1988 para ser mais precisa com o tema "Ne partez pas sans moi"...música que não se revelou lá grande sucesso. Neste ano Portugal concorreu pela voz de Dora com o tema "Voltarei") e em que passou a ser bastante conhecida no Canadá e apenas em registos de "francófonos".

   Desde então a cantora foi-se "catapultando" para o estrelato com atuações já em inglês (lingua que não dominava e aprendeu em meia dúzia de meses) e portanto fora da sua "zona de conforto".  Não vou falar dos albuns, um a um, ou de números de vendas...vou sim falar das músicas pois foram estas que celebrizaram a cantora canadiana.

   Uma das minhas músicas preferidas, curiosamente lançada ainda no inicio de carreira de Celine Dion, é o tema "Beauty and the Beast: If you asked me to!"! O facto de se tratar de um tema "Disney" por assim dizer pode ajudar um bocadinho mas a música é de facto excelente.


   Este tema integrou o segundo albúm de Celine Dion tal não foi o sucesso que conseguiu alcançar. A partir daqui os grandes êxitos conhecidos da cantora andaram sempre a "roçar" o romântico e o sentimentalista (lamechas para alguns) muito por "culpa" da própria Celine pela expressividade e emoção que transmite e pelo empenho que coloca em cada tema.

   "Because you Loved me",  "My Heart Will go On" (esta última faz parte do albúm Let's Talk About Love...para os interessados), são apenas dois exemplos disso mesmo. Ambos grandes sucessos, ambos número 1 da Billboard, ambos galardoados, ambos contributivos para divulgar Celine Dion no mundo da música, mas o mérito, esse é obviamente da artista.

   O grande sucesso alcançado pela cantora canadiana permitiu-lhe voltar à lingua de origem, o francês, decorria o ano de 1996. Com um "savoir faire" que não é para quem quer é mesmo só para quem pode, Celine destaca-se atualmente como "a 5ª artista a solo melhor sucedida da história a música", confortavelmente diria eu.

   O século XXI não trouxe graaaaandes êxitos à artista e alguns motivos pessoais levaram-na a fazer uma pausa na sua carreira. 2002 foi o ano do regresso à música mas sobretudo ao mundo do espetáculo propriamente dito, o qual (uma espécie de tournée/concerto fixo) decorre ainda hoje em Las Vegas (obviamente já reformulado e restruturado por inúmeras vezes).

   Não poderia terminar o post sem colocar um video da música mais premiada na carreira de Celine Dion:
Querem saber qual é? Vejam!!!!



 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Remake ou "Não remake" eis a questão

   Apesar de ainda não ter dado por terminada a votação que decorre neste espaço de reflexão musical, mas por ter em alta consideração os meus poucos mas bons "seguidores"/visitantes, vou dedicar o escrito de hoje aos remakes das músicas de ontem que passam a hits de hoje...na integra ou nem por isso. Escusado será dizer que os visitantes do Sonsdomeumundo têm votado de forma massiva (4 votos) na opção "Posts de música mais antiga". Respect!!!!!

   Mas passo a explicar a minha opinião. Nos dias de hoje existem dois tipos distintos de remake. O1º e mais tradicional é o de adaptação de toda a música e letra, dando-lhe um toque do próprio artista, com novas a atuais sonoridades sobretudo ao nível de instrumentos usados. O 2º tipo, mais à séc. XXI,  o qual creio não poder sequer designar de remake (digam de vossa justiça), surge como que um "aproveitamento" de sonoridades das músicas, ou de parte delas, adaptando-as a uma nova música que nada tem que ver com a original. O "beat" da música antiga funde-se assim numa nova canção dando vida à música antiga, permitindo o renascer de uma nova com o "empurrão" da antecessora.

   A rainha da pop, Madonna foi uma das 1ªs artistas a utilizar esta fórmula que até então se tem revelado de sucesso para os artistas que a usam. Deixo-vos com alguns exemplos (o da Madonna incluído) esperando receber algum feedback sobre este tema:

Abba: Gimme Gimme (a man after midnight)  vs                                  


  Madonna: Hung Up


 
Dirty Dancing: The time of my life  vs                  
















Black Eyed Peas: The time (Dirty Bit)

Kaoma: Chorando se foi    vs                        

Jennifer Lopez: On the Floor
             

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ricky Martin regressa ao Pavilhão Atlântico em Junho

   O Pavilhão Altântico recebe, já no próximo dia 23 de Junho, o cantor porto-riquenho Ricky Martin que vem apresentar a Portugal o seu mais recente trabalho Música+Alma+Sexo. Haverá certamente também lugar para os temas que o celebrizaram como "La copa de la vida" ou "Living la Vida Loca" e outros já apresentados  no seu último concerto no Pavilhão Altântico em 2007.

   Ricky Martin, que faz 40 anos em Dezembro próximo, anda nas bocas do mundo sobretudo por ter revelado, há cerca de um ano, ser gay. Não obstante ter criado a "Fundação Ricky Martin"que visa ajudar crianças de todo o mundo em àreas como a justiça social, a educação e a saúde, e já ter sido premiado por esta iniciativa, a igreja, por diversas vezes já se manifestou  de forma negativa sobre o cantor, a última vez foi pela voz de um cardeal porto-riquenho que considerou, na sua página de uma rede social, o cantor "prejudicial às crianças"...qual homofobia!!!!

   O fato de ser gay não impede ainda assim que multidões de mulheres em histeria assistam aos seus concertos (olhar não faz mal não é???).  :-p


Preço dos bilhetes: Entre 30€ e 42€

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Satisfaction!!!!

Hoje, e apesar de estar um "petit-peu" virada para o disparate (há dias assim) venho aqui deixar um breve testemunho sobre uma música que já não ouvia há bastante tempo e que hoje voltei a ouvir na rádio Orbital (a qual ouço toooodddas as manhãs nos percursos que faço de carro e que me ajuda a ignorar, com mais ânimo, as bestas que vou encontrando pela estrada).
Enfim, acho a música super irritante mas como já não ouvia há algum tempo até que deu para me divertir um bocadito .
Aqui fica........................................

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eurovisão 2011

   È já amanhã à noite que "Os homens da luta" representam Portugal na Eurovisão (semi-final). Apesar de não nutrir qualquer tipo de empatia por eles,  ou pela imagem que eles estão a transmitir do meu país, tenho que reconhecer que a música "A Luta é Alegria" até entra no ouvido (pior é fazê-la sair) e sobretudo que estas 6 pessoas estão a dar que falar em Düsseldorf (Alemanhã).
O seu estilo "sui generis" está a captar a atenção dos media internacionais e é ver "Os Homens da Luta" em entrevistas para aqui e para ali...sem mãos a medir para tando mediatismo.

   Passado o meu choque inicial, de ver o Nuno Norte...cantor que admiro e respeito, ser ultrapassado na reta final por estes "pseudo-artistas", e de me aperceber que "Os Homens da Luta" iriam representar Portugal na Eurovisão, começo agora a acreditar que talvez seja este o ano em que possamos chegar onde nunca chegámos...ao pódio.

   O honroso 6º lugar que Lúcia Moniz alcançou em 1996 (também não gostava nada da música e do cavaquinho então nem se fala) e que tem sido o maior motivo de orgulho para os portugueses até agora, pode ser melhorado num ano em que, em Portugal, a "Alegria"  já escasseia há algum tempo.

   Assim sendo, desejo que os representantes nacionais da Eurovisão tragam realmente alguma alegria ao nosso país!
FORÇA CAMARADAS PÁ!  (quiriririri quiriririri) :-P.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Judas" de Lady Gaga estreia amanhã

   E é já amanhã à noite (06-05-2011) que Lady Gaga vai voltar a escandalizar o mundo (ou então não) com a estreia mundial do seu novo videoclip "Judas", uma das músicas do seu mais recente album "Born This Way".
Tudo aqui em direto: http://www.ladygaga.com/default.aspx#!tweets-official
Eu estou curiosa apesar de não saber muito bem como é que alguém que já fez taaaaannnnnttta coisa maluca pode ainda surpreender.

A ver vamos :-P.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desculpa...Lilly Allen

   Já não é a primeira vez que a cantora Lilly Allen choca o mundo com alguma "verborreia" que lhe vem à cabeça e a qual faz questão de partilhar, através das redes sociais, com todos nós. Desta feita, foi no Twitter que a cantora deixou um post, no dia 2 de maio, de desagrado para com o mundo:

-  “Eu sei que Osama Bin Laden está morto, mas se todos pudéssemos parar por um minuto para considerar a notícia realmente mais importante de hoje, eu agradeceria… é meu aniversário, tenho 26 anos”.

   Quer tenha sido em tom de brincadeira ou não, a realidade é que a cantora tem vindo, no passado recente, a alimentar algumas polémicas. Ainda na passada semana  a jovem cantora se mostrou desagradada, não pelo facto de não ter sido convidada para o Casamento Real mas por Joss Stone ter recebido o desejado convite e ela não. Ser de Londres não dava acesso direto ao casamento....

   Lilly Allen conquistou o estrelato precisamente através de uma rede social, o MySpace, e conta já com  quase 5 milhões de discos vendidos em todo o mundo. È realmente uma pena que o seu ego e o sentimento de "injustiçada" se sobreponham muitas vezes ao seu talento musical que, na minha opinião, não é nada reduzido.
Enfim...Canta, mas nem sempre encanta. :-P




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Onde param as grandes músicas?

   Não querendo dramatizar mas correndo um grande risco de o fazer expresso aqui a minha insatisfação face à grande maioria das letras das músicas de hoje que, e como se costuma dizer, entram por um ouvido a 100 e saem a 200 penalizando assim o maior ou menor sucesso que cada música poderia vir a ter.

    Estará a industria músical saturada? All Crap! Ela está é capitalizada...não há tempo para pensar em nada pois há que fazer dinheiro com os albuns! E não há cá exceções...nem para a Jessie J. . Ainda gostava de saber o cachet dela por espetáculo!


   È  verdade que não podemos generalizar mas salvo raras exceções, raríssimas, as letras são feitas em modo "se rima deixa-se estar" tornando-se assim vazias de significado.  Para mim, as letras de cada música deviam contar uma estória, ou quando muito aludir a um breve episódio de algo...como assim não é, depois surgem aqueles videoclips malucos que ninguém percebe muito bem do que tratam.

   Alguns cantores escrevem os seus próprios hits, outros optam ter ajuda de terceiros mas na realidade acredito não estar aqui a origem do problema ou na interpretação do cantor, ainda que considere serem ambas partes muito importantes do sucesso de uma música. A meu ver, o problema está sobretudo na letra pois se esta não for boa, mesmo o melhor interprete não consegue dar-lhe um significado (seja ele verdadeiramente sentido ou não).

   Letras de ontem, hoje e amanhã!

   Exemplificando! Celine Dion, Shania Twain, Michael Jackson, Abba, Bon Jovi, Elvis Presley, Brian Adams, Madonna, U2...e tantos outros, são alguns exemplos de cantores/bandas que não têm musicas de ontem, mas sim músicas de ontem, hoje e de amanhã pois vão passando de geração em geração. Não digo que seja apenas graças à letra mas a realidade é que esta ainda que contenha referências ao passado permanece atual e transversal a várias gerações. Claro que depois o talento do artista faz o resto.

Muitos podem atirar as culpas da "imortalização" de umas músicas e morte precoce de outras para as rádios mas eu não creio que assim seja pois as rádios passam o que as pessoas querem ouvir. Por vezes até chateia pois parece que não há mais músicas para pôr "no ar"...mudamos de estação e a música é a mesma.

Português de Portugal
Mas para não cair nos dramas do "antes é que a música era boa" ou "a música estrangeira é que é boa"  quero referir alguns exemplos nacionais que considero exemplares e que vão mantendo a música portuguesa viva e de saúde:

Deolinda, David Fonseca, Rita Guerra, Aurea (é novata mas já superou muitos que andam aí há anos no meio :-P), Gift, e mais alguns certamente contribuem para a minha felicidade mas que agora assim de repente  não me ocorrem;

Gostos são gostos e sempre ouvi dizer que não se discutem mas as opiniões são discutiveis!!!!